Click para ver um álbum de imagens..!

Por terras de Paredes de Coura... 
com os "Land Rover's de Portugal"


Click para ver um álbum de imagens..!" (...) A beleza das nossa paisagens, a pureza do ar e das águas são a maior riqueza do nosso município e os factores determinantes da nossa qualidade de vida.

Manter o concelho limpo é um dever de todos e de cada courense.

Não toleramos que se constituam lixeiras, que poluem e degradam a beleza paisagística e a pureza das águas e do ar. (...)" 

Texto recolhido do Boletim Municipal da C.M. de Paredes de Coura

 

A inexcedível hospitalidade e empenho dos Anfitriões, a simpatia e alegria das gentes Courenses, a beleza natural e diversificada das suas paisagens, aliadas ao respeito pelos  objectivos enunciados e plenamente conseguidos (que deveriam servir de exemplo à grande maioria dos concelhos do nosso território), tornaram  este passeio informal numa inesquecível jornada, que todos queremos que se repita muito em breve.

Click para ver um álbum de imagens..!

A concentração dos "infernais" Land's, à frente de tudo, o "amarelo Mitsu", por "mero acaso" pintado de preto, do nosso guia "oficial" Octávio, as recomendações que se impunham pela "fragilidade" ambiental de alguns pontos que iriamos atravessar, devidamente autorizados, e a entrega das lembranças - destaque para as "chinelinhas" dos LR'P !

Click para ver um álbum de imagens..!
Fora do contexto (ou talvez não!) o clássico MINI 1275 GT do Vítor Vieira, que por coincidência foi o meu "batedor", manhãzin ha cedo, entre S. Pedro da Torre (Valença) e Paredes de Coura.

Click para ver um álbum de imagens..!Paisagem Protegida do Corno do Bico. A paisagem protegida é definida como "uma área com paisagens naturais, semi- naturais  e humanizadas, de interesse regional ou local, resultantes da interacção harmoniosa do homem e da Natureza que evidencia grande valor estético ou natural,  tendo a classificação de paisagem protegida, por efeito, possibilitar "a adopção de medidas que, a nível regional ou local, permitam a manutenção e valorização das características das paisagens naturais e semi-naturais e a diversidade biológica" (artigo 9º, nºs. 1 e 2).

Eu pessoalmente tive a sorte e o enorme prazer de ter tido durante todo o dia a companhia do amigo Vítor Vieira como "navegador", enriquecida ainda na parte da tarde pela simpatia da presença da sua "pendura natural". Acrescente-se ainda que o Vítor acumulou as funções, de forma brilhante, diga-se de passagem, de fotografo "oficial" do TTVerdePT, até ao esgotamento inesperado das baterias da câmara ! 

Click para ver um álbum de imagens..!Gado selvagem (garranos) em "franco convívio" com gado bovino da região. Uma vez mais o Vítor foi um incansável cicerone, fazendo a descrição e a história dos locais por onde íamos passando.Assim fiquei a saber que esta região, em que é uma constante o contraste entre grandes blocos arredondados de granito e bosques cerrados, constituídos por Carvalhos espontâneos e autóctones. E deu ainda para identificar várias outras espécies, como Castanheiros, Vidoeiros e Azevinhos, estes surpreendentemente abundantes.

Click para ver um álbum de imagens..!"Valores naturais e culturais estão na base da classificação desta Área Protegida de interesse regional. À importante mancha de carvalhal onde ocorrem diversas espécies de reconhecido valor, predomina um vasto património cultural do qual se destacam estações dolméticas, mamoas, castros e vestígios de presença romana. (Decreto-Regulamentar nº 21/99 de 20 de Setembro)

 

Click para ver um álbum de imagens..!
Click aqui para ver o Álbum de Imagens completo..! 


E a todos, sem excepção, apenas omitindo nomes para evitar a possível injustiça de algum esquecimento involuntário, o meu muito, muito obrigado, pela simpatia do convívio, pelo banho de beleza natural, pelas paisagens praticamente impolutas, pela oportunidade de rever terras e constatar o seu progresso, conseguido sem recurso a agressões desnecessárias ao meio ambiente ... e toca a pensar no próximo encontro!

Fotos de:
Vítor Vieira e A.Oliveira (22-07-2001)

Texto de Álvaro Oliveira,
(com citações do Decreto-Regulamentar nº 21/99 de 20 de Setembro) 
 

O conteúdo dos textos  e noticias é de inteira responsabilidade dos seus autores.
O TTVerde.com reserva-se o direito de não publicar textos que considere menos adequados ou ofensivos.

| Home | Eventos | Opinião | Noticias | Citações | Álbum | Arquivo | Contacto | Links | Associações | Zaping | Clássicos |


Alojamento Maxideia