No inicio de Setembro do corrente ano de 2001, remetemos ao Director do Semanário Digital Caminha2000 http://www.caminha2000.com ,  a carta que se transcreve em baixo, e que foi publicada na edição Nr. 45 do referido Semanário, em http://www.caminha2000.com/jornal/n45/tribuna.html

"
Estimados Senhores,

Leitor atento do Vosso semanário digital, gostaria de, antes de mais, congratular-me pelo empenho na divulgação dos interesses desta importante e bela região. 

Quero de seguida focar um ou dois pontos que acho merecedores de maior e melhor atenção. Espero que o que se segue seja entendido apenas como um contributo construtivo, com a melhor das intenções e a vontade de ver rapidamente corrigidos erros demasiado graves para o Concelho e para o Distrito. 

Assim e para começar, gostaria de referir que me custa ver, semana a semana, salvo raríssimas excepções, a Vossa página dedicada ao Ambiente completamente em branco, enquanto crescem a um ritmo assustadoramente veloz as agressões e atropelos de ele vem sendo alvo. 

Para exemplificar, refiro as lixeiras e depósitos de entulho que proliferam como cogumelos nos sítios mais incríveis do Concelho. Veja-se no que se está a transformar a antiga estrada litoral que liga Vila Praia de Âncora a Moledo. Há mais ou menos dois meses, seriam talvez meia dúzia de lixeiras espalhadas pelos aprox. 2km. Agora é uma só lixeira com a extensão atrás referida, ou seja uma lixeira única que começa em Âncora e termina em Moledo. 

Imaginem a "bela" imagem que passa para quem nos visita nesta época. E a "raiva" que sente quem tem de assistir a este "espectáculo" todo o ano.


Em Dezembro de 2001, o "espectáculo" continua a ser este...! 

Gostaria agora de desejar que V.S.as tenham mais sorte no apelo para a limpeza da Senhora do Minho do que aquela que eu tenho tido, nas minhas chamadas de atenção para as diversas entidades responsáveis de Viana do Castelo, em Fevereiro e em Julho deste ano.  Vejam, por exemplo:

http://www.ttverde.com/album/sram.htm
e
http://www.ttverde.com/album/que_se_lixe-02.htm 

No Vosso comentário sobre este assunto fazem uma observação e cito, "...provocado pela falta de civismo dos visitantes..." ! Permita-me discordar, mas quem manifesta uma total falta de civismo são os autarcas responsáveis por essa zona..! Como se sentem com coragem de pedir "civismo" aos utentes, quando durante meses e meses não fazem a mínima recolha de lixo nesse magnifico logradouro, e não se vê numa zona pública como aquela um só contentor de lixo ? (...) 

Em Setembro publicamos o [...que se "lixe" o lixo, versão 4 ]
http://www.ttverde.com/album/que_se_lixe-04.htm 

 

 E em Dezembro de 2001 recolhemos as seguintes imagens. 

 Não sei se graças ao periodo eleitoral que decorre, ou a qualquer outro motivo ...!  De qualquer forma, MUITO OBRIGADO...! (vamos a ver por quanto tempo) 

(...) Para terminar, um outro aspecto, este agora meio positivo:
- Finalmente, meio ano depois do meu primeiro alerta foi retirado o lixo da Mata Nacional da Gelfa..! Mas "ninguém" se lembrou de equipar os contentores de lixo com os respectivos sacos. E isto em pleno Verão. Depois por favor, não acusem exclusivamente os utentes de falta de civismo.

- E o deplorável estado da zona envolvente do Forte do Cão? 

Por agora resta-me pedir a Vexas as desculpas pelo tempo que lhes roubei, mas acho que se tratam de assuntos demasiado importantes para serem descurados. 

Cordiais Saudações.

"

Para terminar, gostaria de acrescentar que a página de Ambiente do Semanário Digital Caminha 2000, tem vindo a ser enriquecida pela lúcida intervenção do seu Colaborador Joaquim Vasconcelos.

Para reflectir, uma citação:

(...)
E quando aproximadamente 50% do povo português, já não vai votar, temos de concordar que não é por acaso. O povo português é pacifico, mas está atento. 

Por isso, continua-se a pedir que não brinquem com a democracia se não, a curto prazo, só irá votar, quem anda ou quer “viver da democracia”.

Artigo completo em http://www.caminha2000.com/jornal/n58/ambiente.html


Edição TTVerdePT, 2.12-2001
A. Oliveira 




 

O conteúdo dos textos  e noticias é de inteira responsabilidade dos seus autores.
O TTVerde.com reserva-se o direito de não publicar textos que considere menos adequados ou ofensivos.

| Home | Eventos | Opinião | Noticias | Citações | Clássicos | Arquivo | Contacto | Links | Associações | Zaping | Álbum |


Alojamento Maxideia