©TTVerdePt (2000)   

Que tipo de Jipeiro é você ? 
De Marco-A. De Paolido* 

Alem do tipo de veiculo que cada um tem, é preciso classificar o nosso
interesse em veículos 4x4. Cada um tem um objectivo. Visando contribuir para isso segue abaixo uma tentativa de classificar a nossa espécie.

Trata-se de uma variante da espécie homo-sapiens e foi denominada
homo-sapiens- jipeirus, abreviada
HSJ. Esta espécie tem em comum o modo de alimentação; lama e areia misturados com bastante água e uma pitada de gasolina ou óleo diesel. Ainda pode ser dividida nas seguintes subespécies ou tribos:

HSJ- trilheirus, é aquele que tem um veículo 4x4 daqueles antigos mas bem tratado e restaurado, raramente se afasta mais de 150 km de sua tribo, andam em bandos, conversam por meio de uma língua só falada pelos PXzeirus. São alegres, barulhentos e óptimas pessoas para se conviver. Só conseguem matar a sede com um líquido gelado, amarelo, espumante e acondicionado em latinhas..
Adoram ajudar um outro HSJ quando o encontram nadando na lama sem saber como sair (chamam isso de "atolado").

HSJ-raideirus, é aquele que tem um veículo 4x4 novo, super equipado, tem mais reloginhos do que relojoaria de japonês. Falam uma língua ainda não decifrada. Sonham sempre com um tal de "way point". Suas tribos estão dispersas pelo país e só se encontram em grandes eventos. Também gostam de dar dicas, desde que você não seja um potencial adversário em uma das brigas inter-tribos. Os antropólogos têm muitas dificuldades para fazer contacto com esta tribo pois eles não se misturam.

HSJ -viajantius, tem um 4x4 equipado para o que der e vier, mas gosta de conforto e um sonzinho. Passa a maior parte do tempo olhando para mapas e sonhando com a próxima viagem. Você o identifica pela barraca e saco de dormir sempre guardados no carro. A viagem só vale se fizer o velocímetro virar o milhar umas 4 vezes, apesar de 80% dela ser no asfalto. Tenta passar pelos lugares mais incríveis só pelo prazer de nadar em uma cachoeira ou ver uns passarinhos esquisitos. Não peça a ele informação sobre viagens porque você corre o risco de se sufocar no monte de mapas que ele tem. Se acha na obrigação de ajudar qualquer um que encontrar atolado nos lugares mais isolados do planeta. Também frequenta a tribo dos trilheirus, mas encara isso como treino para a próxima viagem.

HSJ-mauritinhus, tem um 4x4 novinho, limpinho, polido e cheio de cromados. Nunca andou fora do asfalto e odeia poeira e lama. Tem guincho, mas não sabe nem como liga. Para identificá-lo pergunte qual o melhor tipo de vela para se usar em um motor a diesel. Em suma, evite este ultimo tipo, ele é um chato e você pode ser contagiado. Segundo a literatura especializada, 95% dos veículos 4x4 são comprados por esta subespécie (ver D. Dimbleby, "Off-road driving techniques", 1998).

HSJ papagaiusdepiratius (nome vulgar Zequinha): um espécime que sempre esta olhando por cima do ombro de alguns dos outros especímenes classificados. Extremamente útil nas seguintes situações: atolamento geral e irrestrito, acendimento de churrasqueira, calibragem de pneus, redacção de relatos de trilhas, fotografia de passeios, etc.

HSJ Mecanicus, é aquele que passa 99 % do seu tempo mexendo ou fuçando no carro, tem um carro super-super equipado, mas nunca sai de casa com ele porque sempre tem mais uma coisinha para regular, ajustar ou instalar. O HSJ Mecanicus nunca será visto em uma trilha ( a não ser nos raros momentos em que testa um equipamento novo), em um raid e, muito menos, em uma viagem. Sua paixão é a mecânica, seu alimento é a graxa e sua bebida preferida é o óleo lubrificante. É um cara super simpático, sempre pronto a dar a dica da melhor coisa a fazer em seu jipe. Sempre tem a ferramenta certa para o ajuste exacto. Enfim, cada um na sua e o Mecanicus na dele. 

Marco-A. De Paoli

* Com os meus sinceros agradecimentos ao Marco-A. De Paoli, de  Campinas, SP - Brasil, companheiro do "fora da estrada", que me autorizou a citação deste seu texto, originalmente publicado no site Jipenet, em 
http://jipenet.hypermart.net/descri.htm 

Comentários para   contacto@ttverde.com 

 

 

0

 

 

 

 



O canal do Tempo, de Luís Sanches  [xiritung@clix.pt]
InforTempo

Pesquisar o TTVerdePT


 

 
 

Pesquisa Naturlink



 

Contacto webmaster@ttverde.com