©TTVerdePt (2000)   

Alto risco na costa portuguesa 

Erosão marítima e poluição, no litoral português, ameaçam fazer desaparecer praias. No Norte e no Centro, dunas estão em perigo, enquanto, no Sul, falésias na iminência de ruir. (Jornal de Noticias - JN.pt de 16 de Agosto 2001 )

Costa portuguesa em estado crítico 
(HELENA TEIXEIRA DA SILVA - JN) 

"Litoral está contaminado, ocupado à toa e ameaçado pela erosão "

" A orla costeira portuguesa vive um estado crítico, indicam estudos parcelares promovidos pelo Ministério do Ambiente."

"A erosão costeira ameaça o Litoral, as dunas são destruídas para construção, sobretudo no Algarve e no Centro, e em várias zonas foi detectada uma elevada concentração de metais pesados, fruto do licenciamento aleatório das indústrias. " 

(HELENA TEIXEIRA DA SILVA - JN) 


Quando o homem agrava riscos naturais 
(ALFREDO MAIA - JN)

"Quando o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) concluiu a análise aos efeitos do Inverno rigoroso sobre a frágil situação da costa portuguesa (JN, 2/6/01), poucos podem ter ficado surpreendidos." 
(ALFREDO MAIA - JN)


Expulsos da praia ameaçados em casa
(ALFREDO MAIA - JN)

"Alguns areais do Centro estão tão magros que crescimento das marés não deixa espaço a banhistas"

"Quando José Ribeiro assentou arraiais no pinhal de Cortegaça, vai em três décadas, «o areal dava, à vontade, para dois campos de futebol em paralelo, e ainda sobrava muita praia», atesta o próprio, descrevendo um gesto largo na direcção da água. Agora, quando a maré enche, os banhistas são expulsos. Na duna que ainda protege precariamente o parque do Clube de Campismo «Os Nortenhos», o ravinamento confirma o recuo acelerado da costa. " 
(ALFREDO MAIA - JN)


Topo

Citações da edição digital do Jornal de Noticias  de 16 de Agosto de 2001
http://www.jn.pt

Comentários para   contacto@ttverde.com 

 

 

0

 

 

 

 



O canal do Tempo, de Luís Sanches  [xiritung@clix.pt]
InforTempo

Pesquisar o TTVerdePT


 

 
 

Pesquisa Naturlink



 

Contacto webmaster@ttverde.com