©TTVerdePt (01-12-2000)   

Eventos

Realizou-se no passado fim de semana em Alcochete, nos dias 15 e 16 de Junho, o primeiro encontro de Trial Extremo ou Radical,  no âmbito do Projecto 4X4 + (Plus)  liderado por Rui Simão (Rottas & Sistemas).

Este projecto, caracterizado  por um conceito inovador no panorama do Todo-o-Terreno Turístico Nacional, é referenciado na sua apresentação oficial  como dirigindo-se  "àqueles que querem um pouco mais do que os Passeios TT oferecem e um pouco menos da agressividade nas pistas, da competitividade e do material necessário para as provas de Trial que habitualmente se realizam em Portugal".

Tivemos a satisfação de assistir ao primeiro dia deste prólogo do conceito  Trial 4X4+(Plus),  o Alcochete 4x4,  que segundo Rui Simão, faz parte de um "projecto simples e claro: TT turístico numa perspectiva 4x4+, sem espírito competitivo"

Separados no tempo mais de 30 anos, em comum a marca..!

Daquilo que pudemos observar, ficou-nos a convicção de estarmos na presença de uma ideia com potencialidades suficientes para se poder afirmar como uma realidade promissora.  Para tanto bastará que sejam introduzidas no regulamento algumas, (poucas), correcções ou adaptações, que lhe retirem carga competitiva e permitam aumentar a componente lúdica. Esta será, na nossa opinião, uma tarefa fácil para a competência e capacidade organizativa do Rui Simão e da Rotas & Sistemas, assim como para a entrega, simpatia e flexibilidade de todo o seu "staff". 

Em jeito de entrevista, fizemos algumas perguntas sobre pontos que nos tinham parecido menos evidentes e às quais o Rui Simão, amavelmente, se prontificou a responder.

  • A.O. 
    Como o Rui Simão sabe, das prioridades do TTVerdePT não constam componentes do todo-o-terreno de competição. No entanto o Projecto 4x4 Plus, pelo seu enunciado, veio de encontro àquilo que pensamos poder (dever?) ser o Trial TTT, lúdico e de lazer. Acha que este "Prólogo", o Alcochete 4x4, que de certa forma me pareceu ter ainda algo de exploratório, correspondeu àquilo que dele seria de esperar ? 

  • R.S. 
    Penso que sim, como diz e muito bem,  foi algo que visou explorar uma área muito indefinida no TT. Quisemos introduzir algo a que chamamos conceito 4x4+,  não queremos que seja exclusivo nosso, mas sim de todos.

  • A.O.
    O que pensa o Rui Simão, enquanto responsável pelo Conceito 4x4 Plus e organizador do evento Alcochete 4x4, da "co-habitação" no terreno, de equipas tipicamente de TT-Turístico e de lazer, com outras equipas, tipicamente voltadas para a competição e inscritas em provas federadas ?

  • R.S.
    Penso que uma vez que o conceito 4x4 + deve estar aberto a todos, não diferencio pilotos (?) e não pilotos, aliás fundamenta-se esta minha opinião na selecção final de Alcochete, onde nos primeiros 6 seleccionados apenas aparece uma equipa com participação em "alguns" provas, todos os demais são absolutamente estreantes nestas andanças. 
    Seria discriminatório, e não dignificaria o espírito que pretendemos dar, o espírito TT, por outro lado sempre dissemos que queríamos que alguns dos pioneiros da modalidade em Portugal regressassem ao convívio.
    Ainda, devo dizer que o regulamento desportivo usado é tão diferente do regulamento do CNNT e do TR 6H que em nada facilita as equipas habitualmente inscritas nestas provas.

  • A.O.
    Que medidas tenciona implementar para retirar a carga "competitiva", não prevista no Projecto, introduzida por equipas patrocinadas, e tornar possível a "selecção" em termos de igualdade, das equipas que mostrem mais perícia quer na condução e ultrapassagem de obstáculos, quer na orientação? 

  • R.S.
    Quanto a orientação, não vou tecer comentários. A navegação não vai integrar o 4x4+, a navegação apareceu aqui apenas para fazer uma ligação mais turística, a classificação da navegação não vai aparecer em nenhuma reportagem (pelo menos que seja da nossa divulgação), para mim a navegação ou orientação é assunto encerrado.
    Quanto a carga competitiva introduzida por equipas patrocinadas, francamente não percebo que ela tenha existido, se existiu foi virtual, pois competir para ganhar o quê ?... todos sabiam de antemão que não havia prémios, competiam, para quê ?... a única equipa patrocinada presente, não mostrou a perícia de outros participantes, usou o evento assumidamente para testar ou treinar para a próxima prova em que vai participar; a maioria dos participantes pode testemunhar que esta equipa não teve comportamentos competitivos.
    O espírito deste conceito - 4x4+ - nada tem que ver com o espírito competitivo. Não seremos nós a excluir participantes, mas de facto não são bem vindos os que demonstrem espírito competitivo. O 4x4+ apareceu numa perspectiva de unir pessoas, certamente seria errado marginalizarmos os que queremos unir, quem não se sentir bem neste meio deverá tomar a acção de se afastar, mas não seremos nós a faze-lo, era contra-censo.

  • A.O.
    Que balanço faz deste inovador fim de semana de TT? O que destaca pela positiva ? E pela negativa ?

  • R.S.
    O balanço é francamente positivo, assistimos a um espectáculo de condução nunca visto, manteve-se um espírito de companheirismo exemplar, prevaleceu o "Espírito TT". 
    Pela positiva destaco o que já disse anteriormente, em relação ao Espírito TT.
    Pela negativa, concluímos que o regulamento necessitava de duas correcções entretanto já introduzidas.

  • A.O.
    Uma última pergunta, de certa forma à margem do evento: Inicialmente o Projecto 4x4 Plus+ foi apresentado como uma realização conjunta de Rotas & Sistemas e da Associação Cultural de Salir - Salir TT. No Alcochete 4x4, quer na divulgação quer durante a realização do evento, essa associação não esteve patente. Há alguma razão que mereça destaque para esse facto ?

  • R.S.
    O Salir TT sendo uma Associação, tem por motores pessoas que estão ligadas à industria hoteleira e turística, os meses estivais são muito ambíguos para este elementos. Essa foi a razão pela qual não estiveram presentes embora sejam os responsáveis por os últimos dois eventos do 4x4+.

Apenas nos resta agradecer ao Rui Simão por mais esta sua contribuição para um Todo-o-Terreno praticado duma forma consciente e num ambiente saudável, assim como pela sua inexcedível hospitalidade e simpatia, que não podemos deixar de tornar extensiva a todos os seus colaboradores mais directos.

Apresentamos um  álbum com algumas das imagens recolhidas na "Herdade da Coutadinha", reflexo da forma como vimos o Alcochete 4X4 


"Click" para visualizar o Álbum Alcochete 4X4


A diversão e o espectáculo começaram aqui...! 

Pontuação

Equipa Condutor Navegador Pontuação
LandRoverMagiaII Adriano Rangel Raul Costa 1
Sanurai do Oeste Gonçalo Valente João Paulo Gomes 1
Auto x4 Chekpoint Luis Ferreira Flavio Silva 1
Algarvios I Carlos Guerreiro - 4
100 Nome Humberto Coelho - 5
Team Sosi Dilop Paulo Inacio Nuno Coelho 6
Series II Ricardo Cortiçadas Helio Costa 6
Team X Tream Manuel Madeira - 8
Tanqueluz I Lino Carapeta - 9
JIF TT Ilido Figueira Ricardo Figueira 10
LandRoverMagiaI Alberto Cunha Rogério Coelho 11
Amigos do TT Luís Graça - 12
Algarvios II - - 13
Land Rover Magia III Barroco de Melo Jorge Novo 14
Tanqueluz II - - 15
Dominio 4x4 Luis Lopes Filipe Cordeiro 16
Series I Neves Duarte José Brandão 17
Ultragás Nuno Fonseca Paulo Oliveira 17
Montitrilhos Rodolfo Candeia Raquel Maia 17




Topo 

Álvaro Oliveira
16.06.2002

webmaster@ttverde.com


Distinções Janeiro 2001


 


 

Pesquisa

 

 

Pesquisa Naturlink

 


 

| 1ª página | Eventos | Opinião | Noticias | Citações | Álbum | Arquivo | Contacto | Links | Associações | Clássicos | Zaping | News|