©TTVerdePt (12.2000)   



LOUCOS POR TERRAS ALTAS DA NÓBREGA


A secção Todo-o-Terreno do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores da Brisa – os Loucos Por Terra, realizou em 28 de Setembro de 2002 o terceiro passeio do Programa 2002, desta feita por terras de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Serra do Soajo, proporcionando aos cerca de 70 participantes distribuídos por 26 jipes, um agradável passeio em ambiente descontraído e de agradável convívio.

Click para ver o álbum completo..!

Apesar das previsões apontarem que o sábado seria um dia chuvoso e com trovoadas, tal não aconteceu e em vez disso o dia apresentou-se bastante solarengo o que permitiu a observação das belas paisagens das regiões visitadas.

Após o Briefing e entrega de Road-Books na concentração na Central de Camionagem de Ponte de Lima, os aventureiros dirigiram-se em direcção a Calheiros onde puderam ir observando os diversos Solares donde se destaca o famoso Paço de Calheiros.

Aqui se iniciavam os troços em terra, alguns deles percorridos pelo Rally de Portugal, sendo esta primeira etapa de 35 km, bastante rolante e de pouca dificuldade. Esta etapa foi substancialmente reduzida em relação ao inicialmente previsto, em virtude de não se ter obtido resposta em tempo útil por parte do ICN – Área de Paisagem Protegida de Corno de Bico, que fez com que não só a Organização tivesse cortado cerca de 20 quilómetros ao Road-Book original (que tinha perto de 50 km), como os participantes não puderam realizar alguns troços de maior dificuldade e observar toda a fauna e a flora da referida Área. Refira-se que grande parte do trajecto escolhido é normalmente percorrido pelas populações locais.


Para compensar esta diminuição do percurso a Organização incluiu um corta–fogo de dificuldade elevada não pela sua inclinação mas pelas regueiras existentes que provocavam forte cruzamento de eixos. Refira-se que muitos foram os participantes que o desceram mas apenas 1 que o conseguiu subir.

 

Click para ver o álbum completo..!

Click para ver o álbum completo..!

Chegados a Arcos de Valdevez, onde se realizou o almoço, havia ainda que seguir em direcção à Serra do Soajo onde um curto mas exigente percurso esperava os participantes para ser percorrido em sistema de ida e volta. O reagrupamento dos participantes foi realizado no alto do Gião, por forma a evitar o indesejado cruzamento de viaturas como para permitir a observação das belas paisagens envolventes. 

Para concluir a parte Todo-o-Terreno deste passeio incluiu-se uma pedreira abandonada para que os condutores dos jipes ais preparados se pudessem divertir executando algumas acrobacias, para gáudio dos restantes que observavam.

Click para ver o álbum completo..!

Click para ver o álbum completo..!

Click aqui ou  em qualquer miniatura para ver o Álbum completo

Foi mais um dia bem passado na companhia deste grupo que já se pode considerar de amigos tal o numero de repetentes que participou na caravana e que se encontrará novamente Na Senda do Javali o passeio que o GDCTB-Loucos Por Terra está já a preparar para a Serra da Cabreira a realizar em 30 de Novembro.

Texto e Fotos: Miguel Pedro Lobão

Distinções Janeiro 2001


 


Clássicos  
 

 

Pesquisa Naturlink