©TTVerdePt (01-12-2000)   

@Contacte-nos  com a sua opinião, que nós colocamo-la on-line* 


----- Original Message -----(Msg #069)
From: Jorge Meireles
Sent: Monday, May 06, 2002 12:15 PM
To: landrovermagia@yahoogroups.com; webmaster@ttverde.com
Subject
: Projecto Trial 4x4+(Plus) 


Bom dia.

Dada a curiosidade que este artigo ** (Projecto 4x4+(Plus), visivel em
http://www.ttverde.com/arquivo/4x4+plus_01.htm)  em mim despertou e após leitura atenta do mesmo, não gostaria de deixar passar a ocasião sem comentar alguns aspectos que me parecem pertinentes.

Os veículos 4x4 na sua génese, para além das aplicações militares onde regularmente eram utilizados, serviam preciosamente aqueles que, profissionalmente ou por outra razão qualquer (raríssimamente eram utilizados para fins lúdicos), necessitavam de transportar pessoas, animais e bens até locais inóspitos, ou de difícil acesso.

Quer isto dizer que a prática do todo-o-terreno para estas pessoas era uma necessidade. 
Para os utilizadores destes veículos, a aprendizagem era feita à custa da sua aptidão natural, ou à custa das suas experimentações, umas positivas, outras nem por isso.
Os veículos em si, normalmente Land Rover ou Toyota, à parte os pneus que traziam de origem e algumas ferramentas que transportavam, eram absolutamente de série. 

A transposição de obstáculos era efectuada à base de 'unhas' e muito trabalho auxiliar fora do veículo.

Recordo isto, não de estórias rebuscadas de um qualquer livro da especialidade, mas sim de vivências da minha infância quando, tal como faço hoje com o meu filho, acompanhava o meu pai em 'aventuras' extraordinárias.
Uma das actividades do meu pai era a criação de gado. Bovinos e equídeos. A sua exploração distava cerca de 300 Km da cidade de Lourenço Marques - Moçambique, para o interior.
Tinhamos então em casa, um Land Rover 109 Série II-A, que o tempo ensinou o meu pai a preparar e utilizar como o meio de transporte ideal entre a cidade e as terras por trás do sol posto.

Este carro, dispunha como preparação especial, 1 roda suplente sobre o capot (para além da de origem), 2 feixes de molas (1 da frente e outro de trás) e respectivos brincos, montados sobre o pára-choques dianteiro, 20m de cabo de aço com olhais costurados, devidamente enrolado e guardado sobre a roda atrás referida, 1 pá, 1 picareta, 1 machado e 1 marreta, montados na porta traseira. No interior, trazia cerca de 40m de corda de sisal (com 30mm de diâmetro), devidamente acondicionado e 2 polias feitas à medida a partir de 2 jantes de Austin Mini, que em casos complicados, eram aparafusadas às rodas e funcionavam como mecanismo de arrasto. No início dos anos 70, adquirimos um cabrestante.
Com apenas este material, quase todo ele ferramentas, em 1969 (penso estar certo) durante a passagem do Claude, face à chuva, ao vento e à lama, demoramos 36 horas para cumprir 20 Km. Era necessário... sobreviver!

Tudo isto para referir que, embora nada tenha contra quem pratica o trial de competição nos moldes em que hoje nos aparece (particularmente em Portugal e Espanha), não posso deixar de referir o desinteresse que a modalidade me proporciona, quando o que está em causa são as máquinas e os seus equipamentos, os $$$ e o relógio em detrimento da inteligência e da razoabilidade dos obstáculos. Afinal estes não são carros de trabalho. São veículos de competição.

Por último, pela iniciativa que merece ser enaltecida, felicito a Rotas & Sistemas e a Associação Cultural de Salir - Salir TT, fazendo votos para que esta seja um sucesso. Quiçá se torne uma referência no panorama TT do nosso país. Assim o espero.

Cumprimentos

Jorge Meireles (Jota)

** - Nota do editor TTVerdePT


Contactos



Topo da página

* O conteúdo das  mensagens é de inteira responsabilidade dos seus autores e a sua publicação não significa obrigatoriamente a concordância dos responsáveis pelo TTVerdePt pelo seu teor.

O TTVerdePt reserva-se o direito de não publicar mensagens que considere  menos adequadas ou ofensivas.


Distinções Janeiro 2001


Pesquisa


 

Pesquisa Naturlink



| 1ª página | Eventos | Opinião | Noticias | Citações | Álbum | Arquivo | Contacto | Links | Associações | ClássicosZaping | News|