©TTVerdePt (01-12-2000)   

@Contacte-nos  com a sua opinião, que nós colocamo-la on-line* 


----- Original Message -----(Msg #087)
From: Pedro Rodrigues [pedro_r@......]
Sent: sexta-feira, 2 de Agosto de 2002 11:51
To: webmaster@ttverde.com
Subject
:
Proibido circular - ignora-se!?


Caros Amigos,

Venho solicitar a vossa colaboração na divulgação de uma situação que me parece um exemplo das atitudes que prejudicam a imagem dos praticantes de todo-o-terreno turístico, em resultado da acção de quem apenas se quer divertir um bocado fora do asfalto. E por sugestão de quem deveria ser mais responsável no que propõe.

O site www.lifecooler.com divulga propostas ligadas ao turismo. É, na minha opinião, um bom site com propostas muito interessantes e muita informação útil. Uma das suas propostas de passeios, incluída na rubrica «Desafios» tem o sugestivo título "Sintra por caminhos rurais" 
http://www.lifecooler.com/default.asp?HSPagina=Conteudo&CdConteudo=14122

Isto promete: eu até pensava que não se podia andar fora da estrada em Sintra... Aqui está uma ideia para quando for para aqueles lados. O artigo tem o cuidado de prevenir, no terceiro parágrafo, que se deve "verificar as placas de trânsito" devido às limitações de circulação. Muito bem!

O problema vem já na segunda parte do artigo após a referência a uma "placa branca do lado direito que indica miradouro". O artigo segue com: "Novamente, volta-se à terra batida, e desta vez é proibido circular excepto para os moradores. Dá para dizer, “senhor guarda, vim visitar o meu irmão”. Pode não servir, mas a dica fica dada na mesma." 

Será que li bem?! Estão a sugerir que se ignore a placa que só permite a circulação a moradores? Num site da internet, destinado a todos!

As consequências disto, caso as pessoas aceitem o sugerido, são os passeios de todo-o-terreno, eventualmente alugado como se propõe no início do artigo, em família ou com amigos por um caminho PROIBIDO.
 
Se esta prática se generaliza lá vem a fama de que «estes tipos dos jipes não respeitam nada e andam aqui a estragar os caminhos». E lá vêm novas proibições a que nós, que realmente gostamos do todo-o-terreno e o praticamos de forma regular e cívica, somos alheios.

Uma última nota apenas para referir que não faço ideia se o tal caminho deve ou não ser exclusivo para os moradores. Eu até sou de Matosinhos e conheço pouco da Serra de Sintra - e o que conheço é por asfalto... Mas as leis e as suas proibições são para cumprir e se não concordamos com elas afirmámo-lo nos locais próprios, não desatamos a ignorá-las.

CumprimenTTos

Pedro Rodrigues


Nota TTVerdePT:

Estimado Pedro Rodrigues,
Muito obrigado pela sua mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção.  Entretanto achamo-nos  na obrigação de esclarecer que a mesma se encontra desactualizada, pois fomos informados de que a  frase em questão foi retirada do texto, para serem evitadas interpretações menos ajustadas  às intenções do autor do texto em causa. 


Cordiais Saudações

Álvaro Oliveira
TTVerdePT, ... E fora do alcatrão, com calma e bom senso...JÁ !


* O conteúdo das  mensagens é de inteira responsabilidade dos seus autores e a sua publicação não significa obrigatoriamente a concordância dos responsáveis pelo TTVerdePt pelo seu teor.

O TTVerdePt reserva-se o direito de não publicar mensagens que considere  menos adequadas ou ofensivas.


Distinções Janeiro 2001


Pesquisa


 

Pesquisa Naturlink



| 1ª página | Eventos | Opinião | Noticias | Citações | Álbum | Arquivo | Contacto | Links | Associações | ClássicosZaping | News|