©TTVerdePt (2000)   

Sahara Verde - Uma boa notícia

Acabo de chegar de Marrocos e do Sahara e trago boas notícias no que ao comportamento dos TT's diz respeito.

Ao contrário do que noticiamos no ano passado em que em pleno Erg Chebbi foi encontrado lixo de portugueses (o lixo em questão denunciou a proveniência), este ano não vi nada do género.

Na caravana em que me inseri reparei que todas as pessoas tinham sacos de lixo no carro, ou que pelo menos armazenavam o lixo no carro até o poderem deitar fora, que nos acampamentos cada tenda tinha um saco para o lixo para além de recipientes próprios no recinto.

Também não reparei em nenhum atentado ao ambiente. Nas zonas mais sensíveis foram respeitados os trilhos marcados, não vi ninguém a passar por cima da vegetação das dunas e das zonas arenosas, pelo que face ao número não excessivo de participantes não me parece que se tenha feito nenhum atentado ambiental irreversível.

Digo irreversível porque obviamente as marcas de passagem ficaram lá, mas como o número de carros era de dimensão aceitável, a renovação natural pode ser efectuada, nomeadamente nas etapas de areia. 

Quando, no regresso, chegamos ao alcatrão depois da espectacular pista entre Chegaga e Foum Zguid (a primeira parte em trilhos de areia, depois em lago seco e por fim em trilhos de pedra) começou a surgir uma tempestade de areia. As marcas nos trilhos que deixamos desapareceram nesse instante e a vegetação que não destruímos estava lá para segurar as areias. É impressionante a capacidade de regeneração da natureza desde que a pressão sobre ela exercida não seja excessiva. Para a próxima e para os próximos lá estarão outra vez.

Também deste ponto de vista esta viagem a Marrocos e ao Sahara foi muito positiva. Gozamos e muito nas espectaculares pistas do Atlas e do Sul, nomeadamente em Merzouga e no Erg Chebbi, em Zagora e em Chegaga, no vale do Draa e nas pistas e estradas de montanha do Atlas, deslumbramo-nos com as paisagens naturais e com as paisagens construídas pelo homem, e aqui tenho que destacar a esplendorosa Marrakech. E todo este gozo sem ser preciso destruir nada. 

Espero que da próxima vez possa dizer o mesmo, inchallah

Bom TT, hoje e amanhã

Rui Marques
(9 de Abril de 2002)

Comentários para   contacto@ttverde.com 

 

 

0

 

 

 

 



O canal do Tempo, de Luís Sanches  [xiritung@clix.pt]
InforTempo

Pesquisar o TTVerdePT


 

 
 

Pesquisa Naturlink



 

Contacto webmaster@ttverde.com