©TTVerdePt (2000)   

"Contagiar" quem não se sabe comportar no TT

O que o Rui Marques diz é obviamente correcto. Só que o que ele quer dizer no fundo, é que devemos "educar" no terreno quem comete aquilo a que tenho chamado de "javardices". Eu, pela minha parte, tenho visto tanta "javardice" em alguns eventos, que ou são as organizações a tomar atitudes firmes, ou então não dá para um "esperto" se destacar da multidão e condenar o comportamento de dez ou quinze "animais" possuidores de viaturas TT. 

Nós, nesses eventos, não é suposto sermos do tipo "mestre-escola". Eu, pelo menos não sou. Já sou olhado de soslaio que chegue, por "estar sempre a mandar vir" por isto ou por aquilo, e gostava de saber, p.ex., quem se preocupa em não passar por uma plantação de pequenos pinheiros (não falo em eucaliptos!!), com uns 5 a 10cm de altura, só para não danificar essas jovens árvores. A malta que eu conheço - e não são dos ditos "javardos" mas sim cidadãos ditos "normais" - nem sequer repara que são pinheiros, em vez dos malditos eucaliptos... 

O problema vem de que não há política de ambiente em Portugal! Não há chamadas de atenção, não há fiscalização (excepto nas praias e nos parques naturais), e apesar de a juventude ter já umas tímidas noções de ambientalismo, não chega porque o povo em si não as tem e não há quem lhas dê. 

Quando num evento há malta a fazer piões nas clareiras, malta (sobretudo motards) a deitar fora as folhas dos "road-books", malta a deitar fora dos carros cascas de laranja ou sacos de batata-frita vazios, vamos nós a correr atrás deles e dizer-lhes "Isso não se faz?!" Por mais correcta que seria tal atitude, cairíamos no ridículo... 

Bem pode o filho do Primeiro-Ministro dizer ao pai "que os portugueses são no geral pouco profissionais" (como soubemos há dias...), e poderia acrescentar que no todo são pouco educados, que também diria uma "verdade de La Palisse", mas também poderia perguntar ao pai dele o que este tem feito - ocupando a posição que tem - para tentar inverter a situação. 

Por hoje chega, que isto dá para horas a fio... 

Cumprimentos, 
Carlos Gilbert

8 de Abril de 2001

Comentários para   contacto@ttverde.com 

 

 

0

 

 

 

 



O canal do Tempo, de Luís Sanches  [xiritung@clix.pt]
InforTempo

Pesquisar o TTVerdePT


 

 
 

Pesquisa Naturlink



 

Contacto webmaster@ttverde.com