©TTVerdePt (2000)   

O que vale a Terra para ti? *


A  Terra vale um pequeno esforço extra em cada dia


Sabias que os Estados Unidos produzem cerca de 200.000.000 Ton.  de lixo por dia?  O típico homem Americano gera cerca de 10Kg de lixo por dia Aproximadamente 3650 kg por pessoa, num ano



Em cada duas semanas, nos Estados Unidos, as pessoas deitam fora garrafas de vidro e outras embalagens do mesmo material em quantidade suficiente para encher as 2 Torres do World Trade Center.  Usam suficiente quantidade de  cartões magnéticos para encher um campo de football com a altura das  2 Torres do World Trade Center.



Em cada três meses, deitamos fora aluminio que daria para reconstruir Frota Mundial de aviões por inteiro. A energia poupada se se reciclasse este Aluminio podia manter ligada a tua TV por 3 horas. O alumínio reciclado usa somente 5% da energia que se necessita para fabricá-lo originalmente.


         
Quando reciclas uma garrafa de vidro, estás a popuar a energia que se usa para acender uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas. Quanto tempo pensas que estas coisas levam para se degradar?  Bom, o Estanho leva cerca de 100 anos O Alumínio 500 anos e o vidro 1.000.000 de anos.


O papel toma quando muito 50% do que consumimos, a média pessoal nos Estados Unidos é de 250 kg de papel cada ano; se fosse reciclado, cada pessoa salvaria 416 árvores de grande porte.



Uma árvore de 15 anos produz 700 sacos de supermercado. Quando 1 Ton de jornais é reciclada,  3 metros cúbicos de papel de  escritório são poupados e de 13 a 17 árvores são salvas. Um camião de jornais levado para reciclagem com um metro de altura, salva uma bela árvore de 10 Mts de altura.



Se colocamos em fila camiões recolectores de lixo que diariamente recolhem o mesmo nos Estados Unidos, pode-se atingir metade da distância entre a Terra e a Lua.



Se cada um de nós fizer a sua parte na reciclagem podemos fazer uma grande diferença. 

A Terra deve existir para os netos e netas dos nossos netos, está nas nossas mãos  AGORA MESMO.


Demonstra que a Terra tem valor para ti, envia esta pagina a todos aqueles  que conheças

TU PODES FAZER A DIFERENÇA


* O que vale a Terra para ti? 

A pergunta foi-nos colocada por Ana Ilhéu, do grupo "Colheita92",  de ex-alunos de Engenharia do Ambiente, da Universidade de Aveiro,  que iniciaram o curso em 1992. O texto e as imagens foram-nos enviadas para divulgação, o que  fazemos com muito gosto !

 11 de Abril de 2001

 

Comentários para   contacto@ttverde.com 

 

 

0

 

 

 

 



O canal do Tempo, de Luís Sanches  [xiritung@clix.pt]
InforTempo

Pesquisar o TTVerdePT


 

 
 

Pesquisa Naturlink



 

Contacto webmaster@ttverde.com