©TTVerdePt (2000)   

A propósito das opiniões expressas.

O tema do TT Verde, a que de tempos a tempos volto "à carga", tem suscitado reacções e algumas acaloradas, o que é em si um bom sinal, mas porquê?
Penso que as razões são múltiplas mas simplificando considero que é por nos tocar, incomodar, mexer alguma coisa, e sendo assim há que ter esperança no futuro e determinação no presente.

Sou um "velho" praticante de TT mesmo quando não tinha jipes (todos os meus veículos andaram por montes e vales nas medidas das suas possibilidades e mesmo por vezes um pouco mais), e o que tenho encontrado por esses trilhos fora não abona nada em relação ao grau de civismo e de cidadania dos nossos compatriotas, mas se acreditamos seriamente na mensagem contida na frase: "só há uma saída, preservar o ambiente", só nos resta continuar a (re)lembrar a mensagem.

Tenho-o feito de diversas formas e em diversos "fora" nem sempre com resultados palpáveis como gostaria, já tive muitos momentos de desânimo, já baixei os braços várias vezes, mas só há uma saída: continuar, continuar, continuar.
É preciso imaginação, criatividade, empenho, disponibilidade. Se não formos nós os "contagiados", em cada um dos universos em que nos movemos, a "contagiar" mais alguns então a "causa" estará irremediavelmente perdida.

A causa do TT verde tem de ser enfrentada por todos os meios. São importantes os alertas e os debates nas listas mas, e uma vez que se trata de comportamentos, não basta que haja conhecimento do tema, os aspectos cognitivos são importantes mas os socio-afectivos são neste caso determinantes: o exemplo é imprescindível.
Se todos nós, os já "contagiados", cumprirmos as regras básicas estaremos a dar um importante contributo. Se quando presenciarmos situações menos correctas as denunciarmos, de uma forma adequada a cada situação, estaremos a "incomodar" para a causa mais alguns e grão a grão...

Hoje encontro mais gente "incomodada" do que no passado, amanhã espero encontrar ainda mais. Eu sei que é uma afirmação de fé e de esperança e não de resultados concretos conseguidos à partida, mas a vida é mesmo assim: traçar metas e fazer tudo para as alcançar.
É preciso determinação e imaginação.

Por um TT mais verde

Rui Marques
6 de Abril de 2001

Comentários para   contacto@ttverde.com 

 

 

0

 

 

 

 



O canal do Tempo, de Luís Sanches  [xiritung@clix.pt]
InforTempo

Pesquisar o TTVerdePT


 

 
 

Pesquisa Naturlink



 

Contacto webmaster@ttverde.com